Autopromoção. Porque você merece.

November 25, 2014

 

 

“Não, eu canto só entre amigos, imagina, vou ficar gravando vídeo nada!”;

 “Queria vender esse artesanato que faço, mas morro de vergonha de oferecer para as pessoas.”;

“Precisava dar mais aulas, tá tão fraco esse mês. Mas de onde vou tirar mais gente?”;

 “Ahh! Sim, o projeto social fui eu que criei sim... Comentei com o Pedro e aí ele falou que ia levar para você, chefe!”;

 

Certamente você já ouviu alguma coisa parecida com essas de amigos ou conhecidos. Vista como uma situação delicada e constrangedora por muitas pessoas, a autopromoção nada mais é do que a divulgação do seu trabalho, daquilo que você sabe fazer bem; no entanto há quem sinta vergonha de falar para os outros de suas ideias, produtos e serviços e, assim, com seus “talentos” escondidos e lamentando não conseguirem alcançar seu sucesso (ou fama como) profissional.

 

“Hoje em dia está muito mais fácil do que anos atrás. Você pode sentar na frente do computador, e, em poucos minutos ter um site, uma fan page, mandar fazer um cartão de visitas e até começar uma divulgação de seus serviços por meio de anúncios simples em buscadores como o Google.”, comenta o publicitário e sócio da Agência Feijão, Arthur Lázaro.

 

Em tempos de redes sociais, os profissionais liberais encontram na Internet diversas ferramentas gratuitas para a divulgação de seus trabalhos e, sabendo se autopromover adequadamente, podem fazer com que um maior número de pessoas conheça a qualidade dos seus produtos e serviços e conseguem alavancar e aumentar o lucro de seus negócios.

 

Criar uma página no facebook e convidar os amigos para curtirem aquele conteúdo, por exemplo, é uma maneira interessante de se fazer presente na rede sem parecer impertinente, enchendo sua página pessoal de propagandas de seu trabalho. O conteúdo da página, para ser atraente aos visitantes, deve ir além do veja e compre meus produtos e serviços: aposte compartilhamento de curiosidades sobre o tema principal da página, notícias relevantes, frases e imagens simpáticas e passíveis de compartilhamento.

 

Um blog para escrever mais o tema que trabalha também possibilita que você se autopromova de uma maneira positiva, visto que pode mostrar sua expertise no assunto (autopromoção) através da geração de um conteúdo próprio e inédito (levar informação às pessoas e ser útil à rede). “Vivemos na era da informação, se você tem conteúdo e o dissemina consegue resultados. Com a web 2.0 essas possibilidades se expandiram de forma vertiginosa. Antigamente, quem quisesse falar com muitas pessoas precisava ter um espaço na TV, rádio ou jornal, hoje posso fazer isso deitado no meu quarto por meio do computador. Se o conteúdo é relevante, gera comentários, compartilhamentos, likes, vendas etc. É uma bola de neve, para o bem e para o mal, por isso é preciso muito cuidado com tipo de mensagem que queremos passar.”, diz Lázaro.

 

Também em ambiente corporativo, a autopromoção se faz necessária para que os talentos dos profissionais sejam reconhecidos. Há quem acredite que se autopromover possa demonstrar arrogância ou egocentrismo; no entanto, é importante lembrar que, em um mundo altamente competitivo como nos vemos hoje, a autopromoção não só é importante para o crescimento profissional dos indivíduos de sucesso, como se faz necessária para que aqueles que não possuem um talento genuíno ganhem espaço sem o real merecimento.

 

A insegurança e o medo do julgamento do outro também pode ser um fator que leva o indivíduo a hesitar em realizar a sua autopromoção, mas a exposição da imagem pessoal já faz parte do dia-a-dia de quase todas as pessoas, como lembra Arthur: “Nossos perfis nas mídias sociais funcionam como um meio de auto-afirmação. Mostramos ali o que queremos que todas as pessoas saibam sobre nós: nossos desafios, nossas conquistas e realizações, nossos amores e sucessos. Consciente ou inconscientemente, todos têm o mesmo objetivo ali que é mostrar o que tem de melhor na sua própria vida.”.

 

E, se  já estamos todos expostos, por que não começar a fazer de verdade a nossa autopromoção?

Please reload

Posts Recentes

September 1, 2014

Please reload

Procurar por tags
Please reload

siga nas redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2020 por Profissão Famoso