Please reload

Posts Recentes

Profissão: Blogueira - Tudo para quem quer ser uma blogueira famosa!

November 3, 2014

 

O #ProfissãoFamoso fala muito sobre como se tornar uma pessoa de referência em sua área de atuação. Isso é, como construir uma imagem de sucesso e ser reconhecido por aquilo que se faz bem feito e, com tantas possibilidades na Internet hoje em dia, ter um blog é, sem dúvidas, uma das principais ideias que diversas meninas encontram para tentar se celebrizar.

 

A blogueira Lia Camargo, do blog Just Lia da revista Caras, é um exemplo de sucesso e, em seu blog e canal do youtube, ela sempre mostra um pouco de sua rotina e conta da sua experiência, mostrando que engana-se, quem imagina que a profissão de blogueira é simples.

 

Assim como em todo trabalho, inclusive o de artistas famosos, para ser uma blogueira respeitada e reconhecida, é importante ter também muita disciplina e profissionalismo e, para ajudar quem deseja seguir por esse caminho, preparamos algumas dicas para se chegar lá:

 

- Tenha dedicação ao seu trabalho

 

Saiba aonde você quer chegar, estabeleça metas e planeje a sua comunicação, assim, você conseguirá se organizar para criar um cronograma de postagens, pensando em conteúdos lógicos e interessantes.

 

“A gente programa as pautas de alguns dias daqui pra frente. A gente tenta programar do mês inteiro, mas as coisas vão acontecendo e não tem como, mas a gente programa mais ou menos; então: toda segunda-feira entra um post de Disney, toda terça-feira vai entrar um post de decoração e mais um post de outro assunto, então cada dia tem um tema, tem uma sessão do blog que entra em um tipo de post. Além disso tem os posts quentes ou os posts pessoais, que vão entrando meio que sem programação, e tem os publieditoriais, onde geralmente a marca entra em contato e a gente vê que dia eles gostariam de postar.”

 

- Pesquise muito e seja presente

 

Pesquise outros blogs para ter referências, pesquise em diferentes meios (revistas, jornais, livros, televisão) e nunca deixe o seu blog abandonado, afinal, a blogosfera está cheia de opções e você precisa sempre se diferenciar dos concorrentes e, claro, estar sempre presente para manter o seu público fiel.

 

“Eu acompanho muitos blogs e assino muitos canais no youtube. Se você largar seu blog as pessoas vão parar de acessar e vão acessar outro blog, né?”

 

- Cuide em detalhes de sua imagem

 

Tudo o que você mostra em seu blog causa uma impressão em quem o lê, portanto, é preciso ter cuidado com cada detalhe: revise a ortografia, evitando erros de português e de digitação e utilize imagens bem produzidas. Cuidado, novamente, com o conteúdo, isto é: poste conteúdos interessantes e relevantes para seu público.

 

“Acho judiação quando a pessoa não tem uma preocupação com fotos, quando ela não produz fotos. Eu gosto de coisas mais quentes ,mesmo que sua câmera não seja fantástica, com um boa luz do dia dá para fazer uma foto sua, não foto da internet . Erros de português também acho muito feio, tem que ter revisão. Acho legal você ter um logo, ter informações sobre você, ter um blogrool...”

 

- Parcerias

 

Seus parceiros também podem dizer muito sobre você, por isso, procure associar seu blog a outros blogs e/ou cujos trabalhos sejam condizentes com o que você busca para você, sendo coerente com a imagem que você quer passar (aquela parte do foco, lembra?). Fazer associações indiscriminadamente, além de não acrescentar nada de relevante para o seu trabalho, pode ainda prejudicar a sua imagem. A ideia é sempre mostrar algo que seja positivo para o leitor, por isso, é melhor que você mostre aquilo em que realmente acredita e que não vá, de alguma forma, dividir a opinião do público.

 

“Eu sempre dou minha opinião sincera sobre as coisas e se o produto não é bom eu prefiro não falar dele. Eu sou super sincera, eu nunca vou mentir para os leitores. Eu recebo muitas propostas e a gente analisa o que tem a ver e o que não tem a ver; o que pode ser arriscado como uma loja que eu não conheço. Sobre eventos, eu priorizo eventos de parceiros meus. Eu não gosto da ideia de pedir um cachê para estar em um evento, eu sou uma blogueira e faço conteúdo. Quando a marca faz muita questão que eu vá no evento, eu tento associar um pacote que conte com a minha presença, mas que conte com um post no blog; eu vou para cobrir o evento.”

 

- Converse com o seu público

 

Tenha um relacionamento próximo com as pessoas que te seguem: procure responder aos comentários de maneira simpática para criar um relacionamento com o leitor e comunique-se com ele para saber o que ele acha do seu trabalho, afinal, seu público (e, por que não dizer, seus fãs) é quem vai acompanhar o seu Blog com maior frequência, por isso, devem se sentir valorizados e reconhecidos por você também. Falar com os fãs é um meio de entender o que eles gostam:

 

“Sempre que alguém fala de mim em algum blog eu acesso, dou uma navegada e agradeço por ter aparecido por lá. Eu tenho algumas leitoras que são do coração, que são as leitoras que me acompanham mais e estão mais presentes na minha vida, então são meninas que eu penso muito fora do blog. Fora isso, toda vez que eu saio eu encontro com uma leitora... É legal demais conhecer uma leitora ao vivo, ver a carinha dela, saber o que ela gosta de ver, saber o que ela admira no blog ou em mim. Quando vocês me virem por aí pode me dar oi, vem falar comigo.”

 

- Redes sociais

 

Além do Blog, é muito importante estar inserido nas demais redes sociais, para, assim, poder fazer a divulgação do seu conteúdo e de sua imagem. Nas redes sociais, você não precisa, necessariamente, falar apenas do seu trabalho. Mostre outras coisas que possam ser interessantes para seus seguidores: é aí que você pode diversificar as pautas, mas sempre tomando os cuidados já citados anteriormente.

 

“Antigamente não existia rede social, então era normal que você tivesse muito assunto para falar no blog, porque senão eu acabo sendo repetitiva. Eu não gosto de ficar replicando conteúdo e algumas coisas coloco nas redes sociais e não no blog.”

 

A Lia também fala muito sobre o início da profissionalização de seu blog e de sua trajetória no mundo online e corporativo. Ela reforça, ainda, a questão da ética na blogosfera e, assim como o #ProfissãoFamoso sempre diz, a ética é um ponto fundamental do seu trabalho, afinal diz muito do que você é: em sua vida pessoal e profissional. Quem quer se aventurar no mundo das blogueiras de moda deve ter atenção em relação às indicações de produtos que faz e tudo o que diz para manter a credibilidade de seu site: “Uma pessoa que é ética na vida, ela é ética com o blog. E o contrário também. Não tem como você diferenciar as coisas, não tem como você ser honesta em algumas coisas e não ser honesta no trabalho.”, comenta a blogueira.

 

---

 

Confira na íntegra os vídeos que usamos para pegar referências da Lia:

As leitoras perguntam #1

- As leitoras perguntam #2

As leitoras perguntam #3

Please reload

Please reload

Procurar por tags
siga nas redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2017 por Karla Ikeda - Criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
Karla Ikeda
profissaofamoso@gmail.com
11 9 9537 0667 - São Paulo | SP 
siga a autora nas redes sociais: