Marketing pessoal – Você e a sua própria marca

September 29, 2014

 

  

Ter um nome a zelar. O que antigamente poderia ser tradição familiar, hoje tem um peso muito maior e implica em uma responsabilidade para com sua própria imagem e não o legado de uma família. O que atualmente é chamado de marketing pessoal, talvez já fosse prática reconhecida há anos na sociedade, que sabia a importância de se valorizar o indivíduo por ele só (ou por sua árvore genealógica).

 

O cuidado sua imagem e reputação, assim como é feito para marcas e empresas, requer um trabalho diário e planejamento estratégico. O autoconhecimento é fundamental, pois é preciso que o indivíduo faça uma análise de onde se encontra e de onde quer chegar, bem como de quais são seus pontos fortes e fracos, pois, tendo em mente seus objetivos é possível criar um plano de ação e saber posicionar-se diante das mais diversas situações.

 

Outro ponto importante no marketing pessoal é o relacionamento com o outro. Construir uma boa rede de contatos é essencial para a promoção e o reconhecimento de sua imagem. O chamado networking preza muito mais pela qualidade das relações do que apenas pelo “conhecer muitas pessoas” e para tal é importante manter contato com as pessoas que passam por sua vida, levando a elas informações que possam ser pertinentes e também mostrando, sempre que possível, os seus diferenciais e a maneira como eles podem agregar a esse contato.

 

A coerência entre a sua comunicação e os seus objetivos também é fundamental para uma marca de sucesso. Não raro, a ânsia de fazer presente faz com que os indivíduos se exponham inadvertidamente; no entanto, para a construção de uma imagem positiva é importante manter o foco em seu objetivo, omitindo opiniões e mostrando-se apenas quando tem conhecimento no assunto ou quando tal exposição possa vir a ajudá-lo a caminhar rumo aos seus objetivos.

 

Não importa sua idade, profissão ou classe social; todos nós viemos ao mundo com uma marca a zelar e essa marca é o nosso nome. Como é que você está cuidado da sua?

 

* O trecho do filme “À Procura da Felicidade” que ilustra essa postagem, dá exemplos de como se posicionar e fazer um bom marketing pessoal. Embora em condições adversas, o personagem de Will Smith mostrou seus objetivos e diferenciais. O networking realizado previamente com o personagem Jay Twistle (Brian Howe) também foi importante para Chris Gardner, uma vez que este, além de conseguir a entrevista de emprego para ele, testemunhou a seu favor durante a entrevista. Ponto para ele!

Please reload

Posts Recentes

September 1, 2014

Please reload

Procurar por tags
Please reload

siga nas redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2020 por Profissão Famoso