Please reload

Posts Recentes

Após a Copa das Copas, vem aí: A Eleição das Eleições

August 20, 2014

Em um ano repleto de grandes eventos de impacto no cenário nacional e mundial, 2014 já nos apresentou a Copa das Copas e promete ser também o ano da Eleição das Eleições. O início oficial das campanhas ainda está sendo marcado pelo impacto da morte do candidato à Presidência Eduardo Campos, que, além da comoção pública, ocasionou uma reviravolta nas estatísticas e muita especulação nas redes sociais e, se o mundial também foi visto na rede como a Copa dos Memes, o maior símbolo da democracia no nosso país não deverá ser visto de forma diferente.

 

Em se tratando de espaços virtuais acessíveis a todos, são nas redes sociais que os cidadãos expressam suas opiniões sobre tudo e todos entendendo que ali têm a oportunidade de serem ouvidos e, talvez, alcançarem algum status social tão almejado em culturas com camadas sociais díspares como a nossa. As chamadas selfies vistas no velório de Campos e os diversos memes criados quase que diariamente satirizando entrevistas de presidenciáveis a grandes veículos de comunicação, mostram o anseio do público em se sentir parte do grande evento que é a Eleição, não apenas depositando seu voto nas urnas, mas também como voz em período de campanha.

 

Não é de hoje que plataformas como Facebook, Twitter, Blog, Youtube e outros se apresentam como forma de estreitar o relacionamento das marcas e das pessoas públicas com o público, seja ele consumidor, fã ou eleitor; assim, a figura do analista de redes sociais se faz cada vez mais presente para a geração de conteúdos interessantes e interativos, passíveis de gerar engajamento e compartilhamento, além de apenas divulgar a figura em questão.

 

Assim, em ano de eleições, os candidatos aos mais diferentes cargos públicos utilizam as redes sociais para mostrarem propostas e, além disso, procuram conquistar a confiança do público com o intuito de fortalecerem sua imagem e serem eleitos. Em um paralelo com a imagem das celebridades, no livro “Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”, explico:

 

Ser reconhecido pelo público diante de uma imagem relacionada à qualidade de seu trabalho e a sua honestidade são quase como obrigações do artista, no entanto, para a transformação da pessoa pública em marca, é necessário ir além da identidade, demonstrando a personalidade de forma a atrair a confiança do público que, uma vez fidelizado, terá aquele artista como preferência (ídolo).

 

O carisma, atributo essencial para a identificação da massa com o famoso, é outro desafio para os candidatos, que precisam transmitir credibilidade como gestor público e que, no meio político, precisam assumir uma postura mais séria. E, nesse cenário, novamente as redes sociais aparecem como um canal para destituir a imagem de inacessibilidade que, muitas vezes, é construída em torno das figuras célebres.

 

Um caso que chamou a atenção na rede foi o tom descontraído utilizado pelo candidato ao Governo do Rio de Janeiro pelo PMDB, Luiz Fernando Pezão, em sua página do Facebook. Em meio à campanha, uma foto dele vinha acompanhada da pergunta: “Você conhece o Pezão? Qual é o doce preferido do Pezão? Pé de Moleque / Pudim / Goiabada com Queijo”.

 

 

 

Em meio às críticas dos seguidores, que questionavam qual a relevância de tal postagem diante de tantas questões políticas a serem resolvidas no Estado, Pezão, que já é o atual Governador do Rio de Janeiro e concorre à reeleição, defendia-se dizendo se tratar de uma brincadeira para se aproximar dos eleitores, que gostaria de ouvi-los também e seguia divulgando seus projetos e propostas em seu site oficial.


Curiosa com o fato, entrei na página do candidato e percebi uma linguagem fácil e bastante próxima ao público, uso de hashtags e imagens bem produzidas, associações com ídolos da música e do futebol e muita interatividade, com os comentários todos respondidos, estratégia utilizada no marketing digital para a fidelização do consumidor, que se vê valorizado ao ser ouvido e respondido.

 

Ainda que as redes sociais sejam geridas por um profissional de comunicação, o conteúdo a ser publicado e/ou a estratégia a ser seguida no meio digital precisam de uma aprovação do assessorado e, para que haja verdade na comunicação, é necessário que exista uma coerência entre a imagem construída do indivíduo e o que ele realmente é (caráter e personalidade); caso contrário, ainda que possa atrair a atenção do público e cativá-lo por certo tempo, à longo prazo a imagem não se mantém e a figura perde sua credibilidade.

 

Vale lembrar que presente artigo não tem como intenção avaliar a conduta política do candidato Luiz Fernando Pezão, tampouco suas estratégias de campanha. No entanto, assim como tantos casos apresentados na obra “Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”, vemos aqui mais um exemplo de uso de redes sociais para a construção de uma imagem, bem como para a aproximação com o público e divulgação em massa.

 

E, se a internet está aí para quem quiser usar, cabe a cada indivíduo ou marca saber como utilizá-la da melhor maneira para potencializar a divulgação de seus produtos e serviços e a fidelização de seu público. A corrida eleitoral está apenas começando, vamos fazer nossas apostas e aguardar os resultados. Mas se existe uma certeza sobre essas eleições é que, assim como na Copa, muito ainda vai ser criado na rede e o mundo digital ainda irá nos surpreender a cada dia.

Please reload

Please reload

Procurar por tags
siga nas redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2017 por Karla Ikeda - Criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
Karla Ikeda
profissaofamoso@gmail.com
11 9 9537 0667 - São Paulo | SP 
siga a autora nas redes sociais: